| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Empresário nega que seu lago de tilápias teria poluído rio Formoso, em Bonito


Prefeito da cidade, Josmail Rodrigues afirma que açude artificial tem comportas que desaguam, no rio
Rio Formoso, em Bonito (MS) - Foto: Arquivo Pessoal Por: | 28/05/2023 18:08

Após ser acusado pelo prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, de estar poluindo o rio Formoso, uma das principais atrações de ecoturismo da cidade, o empresário Adilson Geib reconheceu que de fato tem um lago artificial com criação de tilápias, mas negou que o seu empreendimento teria causado a sujeira que deixou a água do rio suja em plena alta temporada de turismo na cidade. 

Ao Correio do Estado, o empresário, que também é dono de uma rede de postos de combustíveis em Andradina, interior de São Paulo, afirmou que recebeu com surpresa as acusações do prefeito da cidade. 

“Pertenca à mim [a propriedade], mas é uma acusação totalmente infundada. Estarei em Bonito e quero conversar com ele

Adilson ainda declarou que há possibilidade de pedir judicialmente para que Josmail se retrate e afirmou que a acusação é uma forma do prefeito “jogar seus problemas para cima de alguém”. 

 
O produtor de tilápias ainda explicou que já recebeu visitas de órgãos fiscalizadores como a do Ministério Público. De acordo com ele, não foi constatada nenhuma atividade irregular, inclusive ele teria refeito o lago artificial que estava com vazamento. 

“Eu refiz o lago que estava com vazamento. Depois apareceu essa sujeira que não sei de onde veio, mas estão jogando pra cima de mim”, declarou. 

Como mostrado na sexta-feira pelo Correio do Estado, um trecho do rio Formoso está com a água turva e esverdeada quando, na verdade, o rio é conhecido por seu aspecto cristalino  e águas transparentes. 

Ainda segundo Josmail, a represa construída pelo proprietário teria comportas que escoam a água do açude para o rio e uma denúncia foi feita pela prefeitura ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). 

Por sua vez, o Instituto afirmou que, caso constatada alguma irregularidade, o empreendimento pode ser embargado. 

“A área fica para baixo de uma fazenda que já tem várias denúncias contra o dono e, nesta parte do rio, a água está turva”, afirmou o prefeito. 

O prefeito também pediu ajuda aos  moradores que possuem propriedades no entorno do rio para que também denunciem o caso para o Ministério Público.
“Estou precisando da colaboração de todos para denunciar esta situação porque se a gente descuidar podemos perder o rio”, declarou em áudio enviado por aplicativo de mensagens.

Ontem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade disse que apenas irá se pronunciar quando a origem da poluição for comprovada. (correiodoestado)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: