| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Bom dia a todos, todas e TODES: o que é TODES?


Saudação em forma de cumprimento utilizado pelo novo governo gera polêmica
Foto: Divulgação Por: | 28/05/2023 18:08

Desde que o novo governo assumiu e deu posse aos novos ministros, a maioria deles, ao saudar o público presente fizeram uso da saudação: “cumprimento a todos, todas e “TODES”. A palavra “TODES” tem gerado polêmica, pois trata-se do uso de uma palavra que não consta na linguagem popular muito menos na norma culta.

Mas por que o uso da palavra “TODES”?

Essa palavra foi inventada por pessoas ligadas a esquerda que querem ou desejam incluir nos discursos aquelas pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ e os chamados “não binários”, que são pessoas que não se identificam como do sexo masculino ou feminino, ou seja, não sabem se são homens ou mulheres e, portanto, hora assumem a masculinidade, hora assumem a feminilidade.

Por que a polêmica?

Quando o latim deixou de ser usado como língua geral, os idiomas adotaram o gênero masculino para definir qual seria a citação usada para o que seria geral. Nesse caso, quando nos referimos, por exemplo, a uma plateia, saudamos utilizando o “todos”. A palavra “todos” inclui todas as pessoas presentes porque na passagem do latim para o português definiu-se que o “pronome indefinido” a ser utilizado seria o todos (no masculino).

Essa é a norma culta, ou seja, a regra a ser utilizada na escrita e na fala. No entanto, para que seja admitida como linguagem popular, ela deve ser usada por toda a população, o que não é o caso.

Nesse caso, o “TODES” é utilizado por intelectuais (alguns), artistas (alguns) que tentam impor suas regras a toda a sociedade. (Portal do Conesul, texto Walter Azzolini) 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: