| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Indicação de economista do PT para presidir IBGE coloca Simone Tebet em alerta


Ida de Marcio Pochmann para o comando do instituto passou a ser avaliada no Palácio do Planalto nos últimos dias e causou tensão na equipe da ministra do Planejamento
Encontro de Lula com Simone Tebet antes do segundo turno das eleições. Foto: Divulgação Por: Walter Azzolini | 24/07/2023 14:39

Dentre as várias mexidas previstas para as próximas semanas na estrutura do governo Lula, uma em especial está tirando o sono da equipe da ministra Simone Tebet, do Planejamento – e não tem nada a ver com a entrada do Centrão no governo.

Trata-se da pretensão do presidente Luiz Inácio Lula de nomear o economista Marcio Pochmann para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que está sob o comando de um interino desde janeiro.

O instituto, que no governo de Jair Bolsonaro ficava sob a estrutura do Ministério da Economia de Paulo Guedes, agora está no Planejamento.

O nome de Pochmann passou a circular no Palácio do Planalto há algumas semanas e sua indicação está sendo atribuída a Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, do PT, e amigo de décadas de Lula.

Simone Tebet chegou a ser sondada nos últimos dias por um ministro palaciano sobre a indicação de Pochmann, mas não se posicionou a respeito ainda. Tebet e Lula terão uma reunião nesta segunda-feira às 16h, em que a sucessão no IBGE provavelmente será discutida.

Em tese, cabe à ministra do Planejamento quem escolhe e nomeia o presidente do IBGE – a menos, é claro, que Lula faça questão de ter o economista no posto.

Nesse caso, estará instalada uma saia justa e muito provavelmente até uma crise, uma vez que no Planejamento a possibilidade de Pochmann vir a comandar o IBGE é tratada como "um desastre".

"Nem o Centrão conseguiria apresentar um nome tão ruim. Nem o próprio PT", diz um integrante do Planejamento. (oglobo)

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: