|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
A Argentina impediu pela primeira vez a navegação de embarcações paraguaias alegando falta de pagamento de pedágio pela utilização da hidrovia Paraguai-Paraná. Conforme o jornal paraguaio ABC Color, foi ordenada a interdição da navegação dos rebocadores HB Phoenix, de bandeira boliviana, e HB Grus, de bandeira paraguaia. A embarcação paraguaia estava carregada com soja sul-mato-grossense.
A retenção ocorreu na sexta-feira, no porto de San Lorenzo, província de Santa Fé, na Argentina, e seria até o cancelamento da dívida de US$ 4.232,13 gerada pela falta de pagamento de pedágios, de acordo com as informações do jornal.
O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, vê com extrema preocupação a determinação do governo argentino em desrespeitar o Acordo Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná, criando taxas de forma unilateral.
“O mais grave ainda é a decisão de reter embarcação da empresa paraguaia, subsidiária da empresa brasileira Hidrovias do Brasil, que transportava carga de origem vegetal [grãos] brasileira de procedência do município de Porto Murtinho”, afirmou. (correiodoestado)
