| Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.

Transporte hidroviário aumenta 52% no volume de escoamento em MS

Ampliar
Rodovia sofre com a sobrecarga de 800 caminhões diários - GERSON OLIVEIRA Por: Walter Azzolini | 01/08/2023 12:32

O transporte hidroviário em Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 52% no volume de escoamento da produção neste ano, alcançando 3,3 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses. Esse volume representa um recorde, superando o ano de 2014, quando o registro mensal foi de 596 mil toneladas. As principais cargas transportadas são minério de ferro e soja.

A hidrovia tem sido uma alternativa importante para aliviar a sobrecarga nas rodovias, especialmente na BR-262, que é a principal rota para escoamento de minério de ferro e manganês. O aumento no uso da hidrovia também contribuiu para o crescimento das exportações de minério de ferro, mais que dobrando o volume exportado em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A retomada do calado do Rio Paraguai, após anos de escassez hídrica, foi um fator determinante para o aumento no transporte hidroviário. A hidrovia tem se mostrado eficiente e os números indicam a importância de investir na reestruturação da logística estadual, incluindo a revitalização da malha ferroviária, buscando diminuir a dependência das rodovias. O investimento na ferrovia e hidrovia pode ajudar a equilibrar o escoamento, reduzindo os acidentes e melhorando o transporte de cargas no estado. Estima-se que o investimento necessário até 2035 para resolver os gargalos logísticos seja de R$ 49,42 bilhões. (Portal do Conesul)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: