|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
O agronegócio em Mato Grosso do Sul projeta crescimento de 10% neste ano, impulsionado pela expansão da produção agrícola, suinocultura e avicultura. O setor agropecuário deve contribuir positivamente para o PIB estadual, com destaque para um aumento de mais de 12% na produção agrícola em toneladas.
Segundo informações do jornal correiodoestado, o Secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, expressa otimismo sobre o impacto dessa expansão no PIB, enquanto economistas, como Staney Barbosa Melo do Sindicato Rural, afirmam que o setor primário é a base desse crescimento. Dados indicam que a produção de grãos deve aumentar, assim como a produção de cana-de-açúcar e milho 2ª safra.
A pecuária também desempenha um papel importante, com avanços na suinocultura e números sólidos na produção de gado. O VBP total do setor agropecuário é estimado em R$ 52 bilhões, sendo a agricultura responsável por 72,76% desse valor. A sustentabilidade e diversificação do setor são ressaltadas, mesmo com desafios na pecuária bovina. Nacionalmente, o PIB teve crescimento de 1,9%, com a produção agropecuária apresentando um aumento de 21,6% no primeiro trimestre. Projeções indicam um crescimento de 13,2% para o setor agropecuário, considerando novos dados e estimativas.
