| Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.

Proibição de cultivo de algodão transgênico em sete cidades de MS

Ampliar
Foto: Portal Embrapa Por: Walter Azzolini | 03/10/2023 18:14

Nesta terça-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tornou pública a proibição do cultivo de sementes ou caroços de algodão em sete cidades de Mato Grosso do Sul. Essa medida foi estabelecida através das Zonas de Exclusão de Algodoeiros Transgênicos, como consta no Diário Oficial da União (DOU).

Essa proibição, de acordo com o despacho da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, tem como principal objetivo evitar o cruzamento genético entre as variedades de algodão geneticamente modificado e as espécies de Gossypium nativas ou naturalizadas.

Para ser mais específico, as cidades de Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Miranda e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, estão agora proibidas de cultivar o "algodoeiro herbáceo (Gossypium hirsutum) com traços de eventos de modificação genética".

Vale ressaltar que essa restrição não se limita apenas a Mato Grosso do Sul. Outros oito estados também estão na lista de proibição do cultivo de algodão transgênico. Nos estados do Acre, Amazonas e Amapá, a zona de exclusão abrange todo o território estadual.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: