| Hoje é Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026.

Egito e Israel chegam a acordo por corredor para saída de estrangeiros

A negociação foi intermediada pelos Estados Unidos. Quando houver sinal verde, será aberto corredor entre o sul de Gaza e o Egito
Ampliar
Ahmad Hasaballah/Getty Images Por: Walter Azzolini | 14/10/2023 13:15

Egito e Israel chegaram a um acordo para abrir as fronteiras entre o sul de Gaza e o país africano. O acordo, intermediado pelos Estados Unidos, é para que estrangeiros, na zona de guerra entre Israel e Hamas, sejam transportados por Rafah, na Península do Sinai, até o Egito.

A expectativa era de que os ônibus com estrangeiros conseguissem atravessar pelo corredor por volta de 12h, em horário local, mas a passagem até Rafah, saindo do Sul de Gaza, foi cancelada pelo risco de bombardeios.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou que a viagem foi suspensa por Israel. Segundo ele, além do ônibus com brasileiros, as outras nacionalidades foram autorizadas a passar pelo corredor, no entanto, houve alerta de possíveis ataques e o trajeto foi cancelado.

Candeas informou que brasileiros estão em segurança. Dezenove pessoas deixaram a escola onde estavam e foram para Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, neste sábado (14/10).

O grupo foi hospedado no prédio de uma família brasileira que mora na região, a cerca de 10 quilômetros do país vizinho.

“Os brasileiros ficaram muito apreensivos. Reunidas todas as condições adversas, a decisão foi por retirar nosso pessoal da escola e colocar nessa cidade de Khan Younes, que é muito mais segura que Gaza. Uma família abriga os brasileiros”, completou o embaixador. (metropoles)

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: