|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
Mato Grosso do Sul não tem mais casos de gripe aviária em investigação, após enfrentar um caso confirmado em agosto, que resultou na suspensão das exportações de aves e seus produtos derivados para o Japão desde 19 de setembro, há um mês.
Na semana passada, havia um foco em Figueirão, cidade situada a 258 quilômetros da capital, Campo Grande, que estava sob investigação. No entanto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que a amostra coletada nessa localidade foi descartada.
Segundo informações do jornal midiamax, até o momento, Mato Grosso do Sul acumulou 20 amostras coletadas de casos suspeitos em várias cidades do estado, incluindo Rio Verde de Mato Grosso, Corumbá, Miranda, Anastácio, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Amambai, Ponta Porã e Bonito.
O único foco confirmado no estado, ocorrido em uma criação doméstica em Bonito, foi encerrado pelo Mapa, significando que não existem mais focos ativos no estado.
O Brasil registrou um total de 128 focos de gripe aviária desde o início das confirmações no país, todos eles em criações domésticas ou aves silvestres, sem nenhum caso em criação comercial. O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou que a exportação de carne de aves e seus derivados para o Japão deve ser retomada até novembro.
A gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) foi detectada em uma propriedade em Bonito, em agosto, marcando o terceiro foco em aves de subsistência registrado no Brasil até aquele momento. Além desses casos, o país também registrou 102 notificações em aves silvestres, totalizando 105 registros. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 70 aves na propriedade de Bonito foram sacrificadas como medida de segurança, e amostras de todos esses animais foram coletadas.
O estado esteve em alerta para a doença desde junho, quando o Governo do Estado decretou o Estado de Alerta Zoossanitário. A medida foi uma resposta à declaração de estado de emergência zoossanitária estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em todo o território nacional, devido à detecção da infecção da gripe aviária em aves silvestres no Brasil.
