|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) vai ser a sede no dia 22 de novembro deste ano, a partir das 13h, do 6º Fórum Estadual do Plano Estratégico do PNEFA – Plano Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. O MS pertence ao Bloco IV do Plano Estratégico, que inclui o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins. Desde abril deste ano o Mapa (Ministério da Agricultura) proibiu a comercialização e uso da vacina contra a febre aftosa nestes estados.
A abertura do Fórum Estadual acontece às 13h20 pelo presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni. Às 13h40 será a vez do chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da SFA-MS (Superintendência Federal da Agricultura), Elvio Patat Cazola, que abordará o tema "Reconhecimento internacional da retirada da vacina".
Às 14h30 o presidente da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), Gedeão Silveira Pereira, falará sobre a experiência do RS na retirada da vacina contra a febre aftosa. Em seguida André Ribeiro Bartocci, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina do Ministério da Agricultura, fala sobre o "MS no novo status de zona livre de febre aftosa sem vacinação". (CGnews)
