| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Lula coloca Exército na fronteira com o Paraguai


Nesta tarde, presidente também anunciou reforço na atuação da PRF e Polícia Federal em MS, MT e PR
Caminhonete paraguaia é parada por militares brasileiros durante a pandemia, em 2020 (Foto: Arquivo) Por: Walter Azzolini | 02/11/2023 12:27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (1º) ações para conter o avanço da criminalidade no país e uma das medidas reflete diretamente em Mato Grosso do Sul: o reforço na segurança da faixa de fronteira seca de quase 600 quilômetros com o Paraguai.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula anunciou série de ações contra o crime organizado. Além de maior presença das Forças Armadas nas faixas de fronteiras de Mato Grosso do Sul, Paraná e Mato Grosso, ele assinou decreto de Garantia da Lei da Ordem em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao assinar o decreto, Lula anunciou diretamente os três estados que possuem faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia e por onde entra boa parte das drogas e armas que abastecem facções criminosas.

Além da presença mais efetiva do Exército, as ações incluem reforço nos efetivos da Polícia Federal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Presente no ato, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino citou a 4ª Brigada do Exército em Dourados e disse que o trabalho será feito nos moldes da Operação Ágata, mas de forma mais intensa, pelo menos até maio de 2024.

Dino afirmou que em relação às fronteiras, não há necessidade de decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), pois, juridicamente, as Forças Armadas já atuam em parceria com a Polícia Federal.

Conforme as medidas anunciadas pelo Governo, Exército e Aeronáutica fortalecerão imediatamente as ações relativas à faixa de fronteira do Brasil com outros países, com foco no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Será montado comitê de acompanhamento integrado por Forças Armadas e Polícias Federais, funcionando sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Defesa. Justiça e Defesa vão apresentar plano de modernização tecnológica para atuação da PF, PRF, Polícia Penal Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica em portos, aeroportos e fronteiras.

Além da ampliação das ações de inteligência e operações da PF para prisões e apreensões de bens pertencentes às quadrilhas e milícias, haverá reforço de efetivos e equipamentos e mobilizações extras de policiais federais e da Força Nacional em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 45 deles têm parte ou todo o território localizado na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Essa faixa de 150 quilômetros de largura soma 143 mil quilômetros quadrados, ou 40% dos 357,1 mil km² que formam o território sul-mato-grossense.

Boa parte dessa linha é de fronteira seca, onde a divisa entre Brasil e Paraguai é apenas imaginária. É o que ocorre no trecho entre Bela Vista e Mundo Novo.

É por esses caminhos de terra em locais ermos e através de cidades-gêmeas como Ponta Porã-Pedro Juan Caballero, Coronel Sapucaia-Capitán Bado, Sete Quedas-Pindoty Porã e Paranhos-Ypejhú que entra grande parte da maconha, cocaína, das armas e do contrabando que abastece os grandes centros brasileiros. (CGnews)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: