| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Nova onda de calor: Naviraí poderá chegar aos 43° entre 15 e 19/11


Foto: Ilustrativa Por: Walter Azzolini | 07/11/2023 20:15

Mato Grosso do Sul está se preparando para enfrentar a terceira onda de calor do ano, que promete elevar ainda mais as temperaturas na próxima semana. Segundo as previsões meteorológicas, as temperaturas máximas podem atingir impressionantes 45°C em algumas cidades do estado, com a umidade relativa do ar atingindo níveis críticos, abaixo de 30%.

O Instituto Clima Tempo alerta que esta próxima onda de calor pode ser ainda mais intensa do que as duas anteriores e não se limitará apenas a Mato Grosso do Sul; também deve afetar São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

A atual tendência de madrugadas mais frescas que trazem alívio temporário para o calor escaldante deve perder força a partir de 9 de novembro, e as noites também se prevê que sejam quentes. O feriado de 15 de novembro promete ser marcado por temperaturas intensas. A previsão é que também Naviraí seja atingida por essa onda de calor e as temperaturas oscilem entre 25°C de mínimas e de 43°C de máximas.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) corrobora essa previsão de calor intenso a partir de 13 de novembro. Eles afirmam que "os modelos indicam a atuação de um bloqueio atmosférico, que irá favorecer uma nova onda de calor, com altas temperaturas próximas aos 40-45°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-30%."

Mato Grosso do Sul já vem sofrendo com dias de calor intenso ao longo desta semana. As temperaturas máximas chegaram a atingir 42,3°C em Porto Murtinho na última terça-feira (07) e alcançaram 40°C em Pedro Gomes e Nhumirim, localizada no Pantanal. Outras cidades como Aquidauana e Corumbá registraram temperaturas de 39,4°C, enquanto Campo Grande teve uma máxima de 38,2°C. Jardim, Bonito, Miranda e Coxim também experimentaram calor acima dos 38°C, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além do calor intenso, o estado enfrenta uma baixa umidade relativa do ar, com Sidrolândia registrando apenas 13%, Porto Murtinho e Campo Grande com 14%, e Aquidauana com 15%. Na segunda-feira, a umidade relativa do ar atingiu um recorde, atingindo uma mínima de 11% em Campo Grande.

As ondas de calor são desencadeadas por um bloqueio atmosférico e agravadas pelo fenômeno El Niño, que geralmente resulta em mais chuvas e temperaturas mais elevadas. No entanto, este ano tem sido atípico, com ondas de calor extremamente intensas.

A primeira onda de calor que elevou as temperaturas em Mato Grosso do Sul ocorreu na segunda quinzena de setembro, com oito dias de calor extremo. Na época, Porto Murtinho atingiu 42,6°C, Corumbá 41°C, Três Lagoas 41,4°C e Campo Grande 36,8°C. Em outubro, uma nova onda de calor na segunda quinzena quebrou recordes de temperatura, com Porto Murtinho atingindo 43,3°C e Campo Grande chegando a 39,4°C.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: