| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Prefeitura de Naviraí alerta sobre a importância da prevenção de acidentes com escorpião


Foto: Divulgação Por: Walter Azzolini | 11/12/2023 15:38

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí, por meio do Núcleo de Controle de Vetores, está em alerta para a prevenção de acidentes com escorpiões. Durante períodos de altas temperaturas, comum nesta época do ano, os cuidados devem ser redobrados pela população, especialmente com as crianças.

 

No Mato Grosso do Sul existem três grandes espécies mais comuns, todas conhecidas popularmente como escorpião-amarelo. O animal geralmente vive em terrenos baldios e esgotos e chega às residências por meio de ralos da cozinha e banheiro, podendo causar sérios acidentes.

 

Entre as recomendações importantes para evitar acidentes com esses animais, destacam-se:

1. Examinar roupas, sapatos e toalhas antes do uso, a fim de evitar possíveis acidentes causados por escorpiões que possam estar escondidos nesses objetos.

 

2. Guardar brinquedos em caixas fechadas e examiná-los antes da criança brincar. Essa ação evita que os escorpiões se abriguem nos brinquedos e causem ferimentos nas crianças.

 

3. Manter camas e berços afastados no mínimo 10 cm da parede. Isso dificulta o acesso dos escorpiões aos locais onde as pessoas dormem, reduzindo as chances de acidentes durante o sono.

 

4. Não deixar roupas de cama e cortinas encostadas no chão. Essa prática ajuda a evitar que os escorpiões se escondam nestes itens, reduzindo o risco de acidentes ao manuseá-los.

 

Essas medidas preventivas são de extrema importância para garantir a segurança da população contra possíveis acidentes com escorpiões. Além disso, é fundamental manter a limpeza e a higiene nos ambientes, eliminando possíveis esconderijos e procriação dos escorpiões. A conscientização e a adoção dessas medidas podem minimizar os riscos e contribuir para um ambiente mais seguro e saudável. (Assessoria)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: