| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Safra de laranja 2023/24 é reduzida em 2,12 milhões de caixas


Foto: Envato/Divulgação Por: Walter Azzolini | 12/12/2023 11:49

A safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, principal região produtora de laranja do país, foi reduzida em 2,12 milhões de caixas em relação à projeção inicial divulgada em maio.

A nova estimativa é de 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg. As informações são do Fundo de Defesa da Citricultura-Fundecitrus (Fundecitrus).

A redução se deve principalmente à diminuição do tamanho dos frutos das variedades ‘pera rio’, ‘valência’, ‘valência folha murcha’ e ‘natal’.

Essas variedades não atingiram o tamanho projetado por causa do volume de chuvas abaixo da média histórica que persiste desde o início das colheitas.

As chuvas abaixo da média histórica resultaram em um menor período de enchimento dos frutos, o que levou a um menor peso médio das laranjas.

Além disso, as chuvas também favoreceram o desenvolvimento de doenças, como o greening.

Outro fator que contribuiu para a redução da safra foi o ritmo mais acelerado com que a colheita está progredindo. Isso significa que as laranjas estão sendo colhidas antes de atingirem o tamanho máximo.

A queda prematura de frutos, com exceção da ‘natal’, está menor do que a projetada, o que compensou parcialmente a redução do tamanho das laranjas.

O Brasil é o maior produtor e exportador de laranja do mundo. (canalrural)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: