| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

É Lei: Mato Grosso do Sul passa a ter Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador


(Akemi Nitahara/Agência Brasil) Por: Walter Azzolini | 12/12/2023 12:40

De autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB), a Lei 6.153 de 2023 cria o Dia Estadual do CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) no Estado de Mato Grosso do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de julho. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12).  

Na semana, fica autorizada a realização de eventos públicos, para divulgação e esclarecimento das atividades desempenhadas pelos CACs, bem como sobre leis que os regulamentam e campanhas de orientações sobre como obter o certificado de registro para pessoa física.

Segundo apurado pelo site midiamax, “os CAC’s, além de atiradores treinados, são atletas que disputam campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Como toda categoria, são amantes do que fazem, unidos, disciplinados e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula a questão relacionada às armas de fogo”, destacou Tavares.

Lei municipal

Campo Grande foi a primeira cidade do Estado a ter o Dia Municipal do CAC. O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlão (PSB), sancionou a Lei 7.037, de 24 de abril de 2023, no dia 27 de abril.

Com a lei, fica instituído o dia do CAC, a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de outubro. O dia instituído no caput deste artigo passará a constar no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande - MS.

Na semana da data, a lei autoriza ainda a realização de eventos públicos municipais, para a divulgação e esclarecimento das atividades desempenhadas pelos CACs, bem como as leis que os regulamentam.

As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. A proposta foi apresentada pelo vereador Tiago Vargas (PSD) há um ano e não havia sido sancionada ainda pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota).




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: