| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Bebê de 2 meses está entre as quatro novas vítimas da Covid-19 em MS


Foto: Reprodução Por: Walter Azzolini | 13/12/2023 11:26

Novo boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que foram registrados 439 novos casos de Covid-19 e 4 óbitos em decorrência da doença entre os dias 6 e 12 de dezembro em Mato Grosso do Sul.

Um dos óbitos registrados foi de uma bebê, de apenas 2 meses, que morreu no dia 6 em Amambai. Conforme divulgado, ela era portadora de doença cardiovascular crônica, o que pode ter agravado o quadro da doença.

Dois óbitos foram de idosos de 63 e 71 anos, nos municípios de Três Lagoas e Cassilândia, que também apresentavam comorbidades. Já o quarto foi de um jovem de 24 anos, de Bataguassu, que não tinha comorbidades relatadas.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico, 49 municípios do Estado registraram novas contaminações pelo coronavírus nos últimos 7 dias.

Dourados foi responsável pela maior parte das ocorrências, com 67 notificações.

Na sequência, aparecem com maior número de novos casos Campo Grande (38), Coronel Sapucaia (32), Amambai (22), Três Lagoas (21), Rio Brilhante (20) e Jardim (19).

Covid-19 mata 4 pessoas por semana em 2023

Mato Grosso do Sul chegou a 205 mortos por Covid-19 no ano, número que corresponde a ao menos quatro mortes por semana em todo o Estado. 

Apesar do número ser significativamente inferior ao número de mortos no ano passado, em 2023 a doença está mais letal, e matou 0,7% dos infectados.

Em agosto, o boletim chegou a zerar o número de mortes semanais pela segunda vez no ano, mas os óbitos voltaram a se tornar recorrentes em setembro.

Com o retorno da "normalidade" e a queda na procura por vacina, a preocupação das autoridades é de que uma nova onda atinja a população.

No dia 20 de setembro, o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já havia alertado para o aumento no número de caos.

Coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes destacou que a população adulta é a mais afetada, e reforçou a importância do imunizante para frear a letalidade do vírus.

“Temos a vacina bivalente, agora disponível para a maior parte das faixas etárias. E mesmo para aquelas faixas para as quais a bivalente ainda não está aprovada, estar em dia com a vacina disponível para a sua idade é fundamental, especialmente agora que observamos esse aumento”, destacou.

Vacina 

A orientação das autoridades na área de saúde é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19.

Atualmente, conforme os dados do vacinômetro da SES, 79.46% da população do Estado está com esquema vacinal completo. (correiodoestado)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: