| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Lula viaja nesta terça para praia no RJ e deve ficar isolado até 3/1


Ricardo Stuckert/PR Por: Walter Azzolini | 26/12/2023 09:31

Após passar o Natal em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia o período de recesso de fim de ano nesta terça-feira (26/12), acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. O casal viaja para a Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde vai passar o Réveillon.

Lula ficará recluso na ilha localizada no litoral fluminense, onde a Marinha tem uma base naval. A expectativa é que o petista retorne ao trabalho em Brasília em 3 de janeiro. Durante o período, ele pediu que os ministros não tirem férias.

A praia no estado do Rio também foi refúgio de Jair Bolsonaro (PL) no Natal de 2018. Na ocasião, o então presidente eleito participou de cerimônia simbólica de promoção de um oficial da Força.

O destino de férias escolhido por Lula este ano é uma região restrita, de posse da União e administrada pelas Forças Armadas. A ilha pertence aos municípios de Mangaratiba e Itaguaí e à capital, Rio de Janeiro. Além disso, carrega um peso histórico: durante a ditadura militar, o local era conhecido pela execução de presos políticos.

O destino escolhido pelo presidente para o Ano Novo é diferente de onde ele passou outros feriados do ano, quando preferiu descansar na Base Naval de Aratu, na Bahia.

Visita a repatriados

A última agenda oficial do petista antes do recesso foi um almoço nessa segunda-feira (25/12) com o grupo de repatriados da Faixa de Gaza, na Base Aérea de Brasília. O terceiro grupo de pessoas trazidas do território palestino para o Brasil desembarcou em Brasília na manhã de sábado (23/12).

O almoço começou por volta das 12h (horário de Brasília), no Hotel de Trânsito da Base Aérea da capital federal. Lula não ficou para a refeição com o grupo, mas recebeu os repatriados e discursou.

“Sei que temos alguns aqui que ainda aguardam outros parentes. Nosso governo continuará a conversar com outros governos, inclusive com o de Israel”, declarou.

Ele prometeu trazer todos que ainda quiserem vir para o Brasil, inclusive parentes palestinos. “Nossa diplomacia continuará a conversar com a de Israel, para liberar as pessoas que ainda estão na Faixa de Gaza e queiram vir para o Brasil. Enquanto houver alguém na Faixa de Gaza que queira vir para o Brasil, estaremos à disposição para buscar.”

Também na fala, o petista voltou a defender a criação de um Estado Palestino. “Há muito tempo defendo e continuo defendendo na ONU [Organização das Nações Unidas] que seja construído o Estado palestino e que os povos possam viver em paz”, completou.

Ato de 8 de janeiro

Na volta da viagem, Lula deve acompanhar de perto os preparativos para o ato de 8 de janeiro de 2024. Conforme o Metrópoles apurou, a cerimônia deve ocorrer às 15h no Senado Federal, em homenagem à vitória das instituições democráticas um ano após a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Há quase um ano, apoiadores extremistas de Bolsonaro invadiram e depredaram os edifícios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

A cerimônia deste ano contará com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco e do STF, Luís Roberto Barroso. (metropoles)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: