| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Seca: animais morrem por causa de sede e fome no Tocantins


Divulgação/Defesa Civil de Talismã Por: Walter Azzolini | 26/12/2023 16:10

A região sul do Tocantins ainda sofre com os reflexos da estiagem, apesar das pancadas de chuva registradas em partes do estado. O principal rio da região, em Talismã, não tem mais água corrente. Além da falta de água, animais morrem sem pasto e alimento.

Imagens feitas pela Defesa Civil do município revelam a situação atual da região.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, João Carlos, esta é a maior seca dos últimos anos. Além da perda do gado, a safra de soja será menor na região. “Nós temos uma situação muito triste com relação a produtores que estão plantando. Eles já não têm mais recursos para manter a terceira planta. Por outro lado, nós temos a perda de pecuaristas que pegaram dinheiro para comprar gado e esse gado está morrendo porque não tem pasto”, lamenta o chefe da Defesa Civil.

Em Jaú do Tocantins, outra região do estado, a prefeitura decretou situação de emergência. Outros prefeitos devem se reunir ainda esta semana para avaliar as consequências da crise climática.

O governo do Tocantins pediu ao Ministério da Agricultura a prorrogação da janela de plantio, do dia 8 para 20 de janeiro, para que todos tenham condições de plantar os grãos quando começar a chover. (metropoles)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: