| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Riscos de terremoto e tsunami: falhas geológicas preocupam cientistas ao redor do mundo


Foto: Reprodução Por: Walter Azzolini | 02/01/2024 12:13

Elas sempre estiveram abaixo de nós. Mas, nos últimos anos, têm preocuparam bastante os cientistas ao redor do mundo. São as falhas geológicas, uma espécie de fratura na crosta terrestre, que podem variar de tamanho — desde muito pequenas até rachaduras vistas do espaço.

No final de dezembro de 2023, a Islândia sofreu com fenômenos geológicos e intensa atividade sísmica. Uma fissura de vários quilômetros se abriu no sudoeste do país, pouco antes da erupção de um vulcão local. No mesmo dia 19, o vulcão na região de Grindavik entrou em erupção. Mais de 4 mil moradores já haviam sido retirados de uma cidade próxima.

Também me meados de dezembro, um estudo publicado no periódico Tectonics revelou a descoberta de uma falha geológica que pode causar fortes tremores e até tsunamis em Vancouver, no Canadá. 

Essas não foram as únicas preocupações de estudiosos do assunto! Em abril, uma pesquisa mostrou anomalias esquisitas em uma falha geológica no oceano Pacífico, perto da cidade de Newport, nos Estados Unidos. A falha expeliu um líquido quente e com composição química estranha. Para piorar, a falha é considerada perigosa, e pode desencadear um terremoto de até 9 graus na Escala Richter, além de um tsunami igualmente preocupante.

Também relembramos sete cidades brasileiras localizadas em falhas geológicas, que correm risco sísmico — embora muito menor que outras regiões, como os Andes e o leste asiático. Entre elas, está Curitiba e Cubatão — o país conta com 48 grandes falhas tectônicas. (r7)

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: