| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Incentivo do governo à troca de máquinas priorizará indústria de transformação


Depreciação acelerada é aposta do governo para a indústria Arquivo/Agência Brasil Por: Walter Azzolini | 07/01/2024 08:39

O programa de depreciação “superacelerada” do governo Lula, que visa estimular a renovação do parque fabril do país, terá prioridade à indústria de transformação.

A primeira fase do incentivo contará com R$ 3,4 bilhões entre 2024 e 2025, mas já está prevista uma segunda fase, com mais dinheiro.

Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira afirma em entrevista à CNN que os setores atendidos pela primeira fase do programa serão definidos após a tramitação do projeto de lei (PL) no Congresso. Mas garante: a indústria de transformação é contemplada em todos os cenários possíveis.

“Após o projeto de lei ser votado e entrar em vigor, selecionamos os setores, considerando a capacidade instalada, o emprego que este setor gera”, elenca.

“Temos cenários construídos, mas vamos esperar a aprovação para dialogar com os setores e definir quais são mais estratégicos”.

Uallace Moreira, secretário do MdicUallace Moreira, secretário do Mdic / Créditos: Gabriel Lemes

Ainda de acordo com o secretário, o PL prevê que, após sua aprovação, o governo terá 120 dias para apresentar a segunda fase do programa — que trará um novo montante para financiar o incentivo e vai contemplar mais setores.

“Isso nos dá um espaço temporal para avaliar impactos, avaliar como a política pública vem respondendo, como os setores vêm respondendo. Vamos avaliar o comportamento dos setores, o que nos dará insumos para a segunda fase”, disse.

O incentivo tem base em regra que permite aos industriais abater o valor dos bens de capital adquiridos em declarações futuras de IRPJ e CSLL.

Normalmente, o abatimento é feito em dez anos, conforme o bem se deprecia. Com o programa, o abatimento de aquisições feitas em 2024 poderá ser feito em dois anos — 50% em cada.

Dessa maneira, o incentivo não configura uma isenção tributária, mas um adiantamento de um direto dos empresários, para possibilitar a renovação da indústria.

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 38% máquinas e equipamentos da indústria brasileira estão próximos ou já ultrapassaram o ciclo de vida ideal.

Moreira defende que o incentivo à renovação dos equipamentos tem potencial para elevar a produtividade da indústria e investimento, estimulando o crescimento econômico. Além disso, indica que a aquisição de máquinas mais modernas e de maior eficiência energética tornam a indústria mais sustentável.

O Bradesco BBI divulgou em que prevê que o programa de depreciação acelerada pode resultar em investimento adicional de R$ 20 bilhões. Moreira indica que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) deve publicar em breve sua estimativa.

O secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) destaca ainda o trabalho conjunto com o Ministério da Fazenda para modelagem do programa e afirma que o incentivo foi bem recebido pelo setor industrial como um todo. (CNN)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: