| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Naviraí: Aumenta preocupação do AGRO com falta de chuvas


Foto: Reprodução Portal do Conesul Por: Walter Azzolini | 09/01/2024 15:47

Desde meados de 2023 os institutos de meteorologia anunciavam que o fenômeno El Niño traria alterações climáticas sobre o Brasil, que impactaria a produtividade no campo. Já era anunciado que o clima provocaria alterações drásticas neste verão, que duraria, até então, a meados de 2024. De fato está acontecendo.

Chuvas excessivas nas regiões Sul e Sudeste e reduzidas no oeste da região Sul e Centro-Oeste. De fato está acontecendo.

Por causa da excassez de chuvas, o calor e as altas temperaturas estão matando as lavouras de soja e milho desta temporada. As temperaturas estão batendo recordes e estão sendo constantes. Salvo alguns poucos dias com temperaturas mais amenas, este verão tem tido temperaturas constantes em torno dos 38°C de máxima, o que prejudica em demasia as lavouras. 

Essas altas temperaturas acontecem devido a formação de massas de ar quente, o que impede a penetração de frentes frias que trazem as chuvas.

As fotos desta matéria nos foram enviadas pelo produtor rural Nelson Antonini, fotos essas de duas fazendas, a Água da Prata e a Vista Alegre. Segundo ele, essas fazendas receberam chuvas em meado de dezembro, mas que, de lá para cá, nenhuma gota caiu. Soma-se a isso, as altas temperaturas que são frequentes colaboram para definhar a plantação de soja que estava no período de formação do graos. Segundo Antonini, se as chuvas que estão previstas para cairem à partir de quinta-feira (11) há possibilidade de dimunuir as perdas.

Essa é a realidade no oeste do Pará e em praticamente toda a região Centro-Oeste incluindo a região conhecida como MATOPIBA (Partes do Mato Grosso, Tocantins, Piaui e Bahia) 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: