| Naviraí/MS - Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Município goiano investe em irrigação e produtor colhe 85 sacas de soja


Foto: Reprodução Por: Walter Azzolini | 18/01/2024 17:38

A falta de chuva e as altas temperaturas têm afetado a safra 2023/24 de soja em grande parte do país. Em Paraúna, sudeste de Goiás, não é diferente. Contudo, os sojicultores de lá estão investindo cada vez mais em irrigação.

O município é o quinto maior produtor da oleaginosa no estado e o quarto em irrigação. Dos 142 mil hectares dedicados à soja, 20 mil estão sob pivô.

“Além disso, valorizamos muito a cobertura do solo com palha e a utilização de variedades com maior potencial produtivo. Entretanto, a utilização de produtos biológicos e inoculantes também faz diferença”, conta o produtor rural Edgar Pinto.

Já o presidente do Sindicato Rural de Paraúna, Rogério Martins Silva, destaca que o município possui propriedades com pivô central e, também, com irrigação subterrânea, uma tecnologia nova que já começa a ganhar espaço por lá.

Aumento de produtividade de soja

O produtor Fábio Silveira de Freitas semeia soja em 722 hectares, dos quais 410 são irrigados.

“Quando o vazio sanitário termina, em 25 de setembro, começamos a plantar, e a irrigação nos dá um conforto em eficiência de plantio e de produtividade. Assim, conseguimos 85 sacas ou até um pouco mais, enquanto no sequeiro é um pouco menos”. (canalrural)

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: