| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Sucesso da colheita de soja em MS agora depende de São Pedro


Equipe do Rally da Safra avalia lavoura de soja em propriedade rural. (Foto: Divulgação) Por: Walter Azzolini | 19/01/2024 14:59

colheita de soja no Brasil confirma a quebra irreversível da safra devido ao forte El Niño. Condições climáticas desfavoráveis, como falta de chuvas e altas temperaturas em algumas regiões e excesso de chuvas no Sul, resultaram em uma quebra de mais de 15,3 milhões de toneladas em todo o país, segundo o Rally da Safra. Em Mato Grosso do Sul, 5,4% da área plantada foi replantada devido à estiagem, afetando 11,9% da área total. O replantio gera prejuízos à safra de soja e à segunda safra de milho.

As primeiras áreas colhidas indicam redução do potencial produtivo, variando entre 10 a 15 sacas por hectare, resultando em uma estimativa de colheita de 13,8 milhões de toneladas, abaixo dos 15 milhões do ciclo passado. A região norte apresenta quebras, contrariando a safra anterior. Segundo informações do campograndenews, a produtividade média em Mato Grosso do Sul é estimada em 54 sacas por hectare pelo Projeto Siga-MS e 59 sacas pelo Rally da Safra.

Até 12 de janeiro, 18,9% das lavouras apresentavam condições "regular" e "ruim". Mato Grosso tem colheitas mais prejudicadas pela seca, enquanto a preocupação em áreas com variedades de ciclo médio e tardio é o excesso de chuvas durante a colheita. Nacionalmente, a Agroconsult estima uma safra de 153,8 milhões de toneladas, 3,7% inferior à temporada passada, devido a condições climáticas adversas.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: