| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Frio extremo nos EUA deixa ao menos 82 mortos em janeiro


Homem dirige trator de neve em meio à nevasca nos EUA Reprodução/CNN Por: Walter Azzolini | 22/01/2024 09:46

Os passageiros em grandes áreas do centro dos EUA enfrentarão chuva congelante e gelo nesta segunda-feira (22) – no momento em que uma rajada de ar quente começa a descongelar grande parte do leste dos EUA, que enfrentou um inverno severo.

Uma série de tempestades de inverno consecutivas neste mês deixaram pelo menos 82 pessoas mortas em 13 estados, já que as condições severas deixaram pessoas esmagadas sob árvores caídas, presas em tornados ou emaranhadas em acidentes de carro com neve.

Agora, pessoas de Dallas a Michigan puderam ver o acúmulo de gelo e chuva congelante até segunda-feira. As autoridades meteorológicas e vários departamentos de transporte locais alertaram os motoristas para terem cautela – ou ficarem totalmente fora das estradas.

“Estradas congeladas tornarão a condução perigosa. Tenha muito cuidado e dirija devagar!”, disse o Centro de Previsão do Tempo.

A maioria das regiões que enfrentam uma previsão de gelo provavelmente receberão menos gelo até segunda-feira à noite, mas até 12 milímetros de gelo pode se acumular no norte do Arkansas e no sul do Missouri, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.

Enquanto isso, partes do leste do Texas e do Vale do Baixo Mississippi serão inundadas com chuvas e possíveis tempestades, já que uma onda de ar quente traz temperaturas excepcionalmente altas para grande parte do leste dos EUA.

Leste aquecido

Temperaturas significativamente acima da média devem se espalhar por todo o leste até ao final da semana, à medida que uma série de frentes e sistemas de baixa pressão inaugurarem ar mais quente e humidade tropical.

Depois de tremer durante um fim de semana gelado, algumas cidades verão as altas temperaturas diárias subirem nos próximos dias.

As máximas de quinta-feira devem atingir os 15°C e 21°C no sudeste e os 10°C no extremo norte, até Nova York. Mais de 100 recordes de mínimas diárias mais quentes poderão ser quebrados em partes do Sudeste, onde as mínimas noturnas atingirão a marca dos 15°C, informou a CNN.

“As temperaturas descongelam esta semana e permanecerão bem acima do normal até o final de janeiro”, postou o escritório de serviço meteorológico nas cidades gêmeas no X, acrescentando mais tarde um futuro de máximos quase recordes “certamente parece possível, fique atento!”

Embora a corrente de ar quente vá afastar a explosão ártica que dominou grande parte do clima do país durante o fim de semana, pode provocar chuvas perigosas e inundações.

Chuva e ameaça de inundação

As fortes chuvas trarão uma ameaça de inundações ao longo da Costa do Golfo e porções ocidentais do sudeste até o final da semana.

Aproximadamente 37 milhões de pessoas nas áreas afetadas estão sob ameaça de inundações repentinas e chuvas excessivas até a manhã de quinta-feira. Até 127 a 152 milímetos de chuva podem cair até o final da semana, com algumas áreas vendo ainda mais.

Aqui está um vislumbre de onde as chuvas mais fortes são esperadas em todo o sul durante a semana:

  • Segunda-feira – leste do Texas, oeste da Louisiana e sudoeste do Arkansas
  • Terça-feira – leste do Texas até o sudoeste do Tennessee
  • Quarta-feira – fronteira Texas-Louisiana até o centro do Tennessee
  • Quinta a sexta de manhã – Costa do Golfo da Louisiana, Mississippi e Alabama até o extremo oeste do Norte Carolina

Algumas áreas estarão sob um risco de nível 2 de 4 de chuvas excessivas durante vários dias consecutivos.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: