| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Jovens e adultos precisam estudar mais


Foto: Marcos Santos (USP Imagens) via Fotos Públicas Por: Walter Azzolini | 23/01/2024 08:49

[15:55, 22/01/2024] walterazzolini: A situação do analfabetismo e do analfabetismo funcional no Brasil é mais alarmante do que as estimativas e estatísticas sugerem. Milhares de jovens, ansiosos para ingressar no mercado de trabalho, e mesmo aqueles já empregados, enfrentam obstáculos consideráveis ao tentar avançar nos estudos além do ensino médio. Muitos sequer conseguem concluir esse ciclo, seja por restrições de tempo e recursos ou, lamentavelmente, por uma certa inércia pessoal. 

A influência da família parece estar diminuindo, deixando os jovens desamparados diante dos desafios necessários para conquistar um diploma de nível superior, que ampliaria suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho com remuneração mais atrativa. Pais, por sua vez, não costumam dar o exemplo ao demonstrar a importância de ler e estudar para adquirir conhecimento, muitas vezes mantendo-se numa vida de dificuldades financeiras sem buscar aprimoramento profissional.

As autoridades constituídas não oferecem praticamente nenhum estímulo para que os jovens e adultos retornem às salas de aula, buscando uma profissão digna que garanta o sustento familiar com mais qualidade de vida. Pelo contrário, parece existir até um interesse malévolo em manter a população ignorante e carente de instrução adequada, facilitando assim sua manipulação política em benefício de grupos e partidos específicos. Esses procedimentos são lamentáveis e desumanos.

Não é mera coincidência que o Brasil, dotado de recursos abundantes, terras férteis, clima favorável, uma população trabalhadora e criativa, além de vastas riquezas naturais, ainda se veja imerso na miséria, com inúmeras famílias enfrentando a fome. Este cenário evidencia que as autoridades governamentais, em sua maioria, parecem trabalhar no sentido de manter a população desinformada, facilitando assim sua exploração política.

A falta de investimento na Educação é um indício dessa intenção. Um povo educado não se deixa enganar e tem maior capacidade de lutar por condições de vida mais dignas. É desolador testemunhar jovens e adultos presos a profissões precárias, recebendo salários mínimos, sem estímulos ou condições para buscar uma vida profissional e econômica mais satisfatória. A falta de perspectiva faz com que muitos se acomodem nessa realidade, impedindo-os de superar novos desafios, melhorando sua própria profissão ou buscando outras alternativas.

O problema educacional começa na infância, no lar, onde os pais não incentivam a leitura e os estudos adequados, que são prazerosos. A falta de disciplina no tempo dedicado à leitura pode impactar significativamente na formação do indivíduo, determinando, em parte, o seu sucesso profissional futuro. No entanto, é crucial compreender que sempre é tempo de mudar. As famílias podem fortalecer os laços com as crianças desde já, enquanto os adultos precisam perceber que nunca é tarde para buscar conhecimento e avançar na vida profissional.

Falta ousadia dos indivíduos, jovens e adultos, de enfrentar desafios, por maiores que sejam, para conquistar aquilo que se busca. As oportunidades estão aí, expostas a todos. No entanto, para se obter êxito, como em tudo na vida, é preciso muito esforço, trabalho e dedicação. Gosto muito da frase: “Todo esforço tem sua compensação”. Ela não é formada por simples palavras; é como um mantra de uma lei universal que faz justiça aos ousados e destemidos que não se abalam com os obstáculos e adversidades da vida quando estão determinados a seguir um caminho em busca de um sonho.

Jovens e adultos de hoje parecem se esquecer também de que podem contar com dois grandes aliados em sua jornada da vida: Deus e Jesus Cristo, Senhores de todas as coisas. Nossos criadores. Eles estão sempre prontos para nos ajudar e nos dar força para lutarmos pela materialização de nossos sonhos. E tudo o que precisamos fazer é buscá-los em oração e devoção.

Além dos cursos superiores, existem inúmeras opções de cursos rápidos e técnicos, de curta duração, capazes de proporcionar ganhos financeiros consideráveis. A chave está na iniciativa de buscar, correr atrás daquilo que se gosta e seguir adiante. Investir na educação é o caminho para transformar o Brasil em uma nação poderosa, oferecendo qualidade de vida para todos os seus cidadãos

[16:25, 22/01/2024] walterazzolini: O pioneiro filósofo que reconheceu de maneira clara a relevância da organização econômica na sociedade moderna foi absorvido por Auguste Comte. Este último não apenas sistematizou as ideias do primeiro filósofo, mas também as difundiu com um estilo pessoal. (Wilson Aquino)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: