| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Garimpos ilegais são desativados no Pará em operação conjunta da PF e ICMBio


PF abriu uma investigação para apurar os fatos. Divulgação/PF Por: Walter Azzolini | 24/01/2024 12:26

Uma operação desarticulou quatro garimpos ilegais para a extração de outro e um garimpo de cobre em São Félix do Xingu (PA). A ação contou com a participação da Polícia Federal, ICMBio e Polícia Militar Ambiental do estado.  Diversos trabalhadores foram ouvidos e com base nos depoimentos, foram identificados financiadores das atividades ilícitas. A PF abriu uma investigação para apurar os fatos.

Foram desativados 14 acampamentos e destruídas cinco escavadeiras hidráulica, 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto. A inutilização é feita na impossibilidade de remover o maquinário do local. Também foram apreendidas armas e munições, em quantidade ainda não confirmada pelos agentes da operação.

A operação conjunta faz parte de plano identificar a origem de contaminação da bacia hidrográfica da região. “As ações conjuntas têm como objetivo impedir o avanço da contaminação dos rios Aquiri e Itacaiunas, que recebem a massa de rejeito e mercúrio em suas bacias”, explicou o comunicado divulgado à imprensa.

Segundo as informações, caso os fatos sejam provocados, os investigados podem responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e crimes do Estatuto do Desarmamento. (r7)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: