| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Aluno barrado por cota racial acusa universidade de discriminação


Foto: Reprodução Por: Walter Azzolini | 26/01/2024 08:38

O entregador de aplicativo Mabson dos Santos acusa a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de discriminação racial depois de ter a aprovação por cotas raciais negada pela instituição. Segundo o Metropoles, Santos, de 29 anos, tenta reverter a decisão na Justiça para estudar educação física.

A Comissão de Heteroidentificação da UFU rejeitou a autodeclaração de Mabson dos Santos no ano passado. Se obtivesse um parecer favorável, teria começado a estudar na universidade pública no último dia 8.

Desde então, o entregador apresentou um recurso à UFU e acionou a Justiça duas vezes, sem sucesso. Sua defesa, liderada pela entidade Rede Liberdade, afirma que a universidade federal rejeitou o candidato sem justificar a decisão, o que viola as regras do colegiado.

“Sou um homem preto. Na minha realidade, enfrento diariamente o racismo pelo meu fenótipo. Na hora de ser reconhecido como homem preto por direito, não fui”, afirmou Mabson dos Santos, acrescentando que se dedicou aos estudos do vestibular durante todo o ano passado.

Segundo os processos movidos pelo entregador, ele já estaria estudando educação física caso tivesse feito inscrição apenas pelas cotas destinadas a estudantes do ensino médio de escola pública e de baixa renda.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: