|
Hoje é Terça-feira, 04 de Novembro de 2025.
Mato Grosso do Sul possui uma unidade de saúde para cada 743 pessoas, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na última sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Campo Grande tem a 33ª maior densidade entre os municípios, com uma unidade de saúde para cada 811,2 pessoas.
O ranking é liderado por Tacuru (2.161,6 pessoas para cada estabelecimento de saúde); Ladário (1.655,5 pessoas para cada estabelecimento de saúde); seguidos por Coronel Sapucaia (1.428,9 pessoas para cada estabelecimento de saúde); e por Ribas do Rio Pardo (1.361,7 pessoas para cada estabelecimento de saúde).
As menores densidades foram encontradas em Anaurilândia (347,8 pessoas para cada estabelecimento de saúde); Cassilândia (419,7 pessoas para cada estabelecimento de saúde); e em Chapadão do Sul (476,8 pessoas para cada estabelecimento de saúde).
Segundo o instituto, a densidade de pessoas por estabelecimento de saúde é um dado importante para se ter uma referência da capacidade de atendimento de cada município, o que pode refletir na qualidade de vida dos moradores do local. Quanto menor a densidade, maior a disponibilidade de estabelecimentos por pessoa. Quanto maior, mais pessoas precisam ser atendidas em cada local, o que pode acarretar demora no atendimento ou dificuldades de acesso.
"A informação não é a única a ser considerada para planejamentos e políticas públicas, pois podem existir grandes estabelecimentos com capacidade para atender muitas pessoas simultaneamente. No entanto, serve de base inicial bastante importante", diz documento.
A pesquisa também mostra os tipos de estabelecimentos do estado: a maioria deles se enquadrava em outras finalidades, com 165,1 mil (ou 10,9% do total). Nesse grupo estão as lojas comerciais, por exemplo. Já os estabelecimentos de ensino eram 2.648 unidades, os de saúde eram 3.709 unidades e os religiosos eram 8.156 unidades. Além disso, as edificações em construção eram 42.915 unidades e os estabelecimentos agropecuários eram 76.139 unidades. (correiodoestado)
