| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Mochi destaca desafios enfrentados pelo agronegócio em Mato Grosso do Sul


Foto: Assessoria Por: Walter Azzolini | 08/02/2024 09:13

O Deputado estadual Junior Mochi fez uso da tribuna a durante sessão plenária desta quarta-feira, 07, e apresentou uma análise preocupante sobre os desafios que o agronegócio enfrentará neste ano em Mato Grosso do Sul. Ele ressalta a iminente redução na produtividade da safra de soja, que pode chegar a quinze por cento, e a diminuição significativa nos preços praticados pelo mercado em relação ao ano anterior. 

Com uma estimativa de quinze milhões de toneladas de soja a serem produzidas, o Deputado alerta para os impactos econômicos negativos resultantes dessa redução na produção. Calcula-se que o Estado enfrentará uma redução de aproximadamente 05 bilhões de reais na circulação de recursos na economia, afetando não apenas os produtores, mas também os setores secundário e terciário da economia.

Diante dessa preocupação, o Deputado propõe a adoção de medidas emergenciais, como a possível decretação de situação de emergência, para facilitar a renegociação de dívidas dos produtores com as instituições financeiras. Ele enfatiza a importância de um esforço conjunto do governo e do setor privado para encontrar alternativas que minimizem os impactos negativos dessa situação sobre os produtores locais.

O Deputado destaca a necessidade de aguardar dados mais concretos sobre a redução da produção antes de tomar medidas definitivas, mas ressalta a importância de agir rapidamente para apoiar os produtores e garantir a estabilidade econômica do estado.

“É preocupante a iminente redução na produtividade da safra de soja em Mato Grosso do Sul e a diminuição significativa nos preços praticados pelo mercado. Estamos diante de um cenário que afetará não apenas os produtores, mas toda a economia do Estado. É fundamental que o governo e o setor privado trabalhem juntos para encontrar soluções que minimizem os impactos negativos sobre nossos produtores sul-mato-grossenses." Finalizou. (Assessoria)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: