| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Países latino-americanos expressam “profunda preocupação” por ações da Venezuela


Nicolás Maduro em Caracas. Reuters/Leonardo Fernandez Viloria Por: Walter Azzolini | 16/02/2024 11:24

Países da América Latina divulgaram um comunicado expressando “profunda preocupação” pela “detenção arbitrária da ativista de direitos humanos Rocío San Miguel” na Venezuela, exigindo sua libertação imediata. O Brasil não assinou a nota conjunta.

O documento foi assinado por Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai e pela Costa Rica, abordando também a expulsão de funcionários do órgão de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Da mesma forma, rejeitam as recentes medidas contra o Gabinete de Assessoria Técnica do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela e exigem o pleno respeito pelos direitos humanos, a validade do Estado de direito e a convocação de eleições transparentes, livres, democráticas e competitivas, sem banimentos de qualquer tipo”, dizem.

Expulsão de funcionários da ONU

O governo venezuelano deu o prazo de três dias para funcionários do órgão de direitos humanos das Nações Unidas deixem o país, anunciando que revisará a cooperação com a organização.

Além disso, tomou a decisão de “suspender as atividades da assessoria técnica do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e realizar uma revisão holística dos termos da cooperação técnica”.

O comunicado da administração de Nicolás Maduro diz que o escritório de direitos humanos da ONU, que opera na Venezuela desde 2019 e tem 13 funcionários no país, deve corrigir sua “atitude colonialista, abusiva e violadora”.

Segundo a nota, o órgão desempenhou um papel “inapropriado” no país e apoiou a impunidade das pessoas envolvidas em tentativas de assassinato, golpes, conspirações e outras conspirações.

Horas depois, a ONU afirmou que irá “avaliar os próximos passos” e que lamenta o anúncio da Venezuela.

“Nosso princípio tem sido e continua sendo a promoção e proteção dos direitos humanos do povo da Venezuela”, disse a porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, em resposta a perguntas da Reuters. (CNN com informações Reuters)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: