| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Líderes ocidentais vão a Kiev, em solidariedade à Ucrânia


Segundo aniversário da guerra com a Rússia
Foto: Divulgação/g1 Por: Walter Azzolini | 24/02/2024 10:36

Os primeiros-ministros de Itália, Canadá e Bélgica, além da presidente da Comissão Europeia desembarcaram em Kiev neste sábado (24), em um gesto de solidariedade ao governo ucraniano no dia em que a guerra contra a Rússia completa dois anos.

A italiana Giorgia Meloni, o canadense Justin Trudeau, o belga Alexander De Croo e Ursula von der Leyen chegaram à capital ucraniana vindos de trem da Polônia. Uma teleconferência será realizada durante a tarde entre líderes do G7 com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O G7 é composto por Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e EUA.

 

"Este lugar é o símbolo do fracasso de Moscou, este lugar é o símbolo do orgulho ucraniano... Esta terra é um pedaço da nossa casa e faremos a nossa parte para defendê-la", disse Meloni.

 

A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e fez ataques pela terra, pelo ar e pelo mar. Embora não haja estatísticas fiéis, estima-se que pelo menos 500 mil pessoas morreram nos dois lados das trincheiras.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, viajou a Kiev neste sábado (24) — Foto: Handout/Palazzo Chigi press office/AFP

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, viajou a Kiev neste sábado (24) — Foto: Handout/Palazzo Chigi press office/AFP

Também neste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o "corajoso povo da Ucrânia continua a lutar, inabalável na sua determinação em defender a sua liberdade e o seu futuro. A Otan está mais forte, maior e mais unida do que nunca".

 

"E a coligação global sem precedentes de 50 nações em apoio à Ucrânia, liderada pelos Estados Unidos, continua empenhada em fornecer assistência crítica à Ucrânia e em responsabilizar a Rússia pela sua agressão", disse Biden.

 

Já o chanceler alemão Olaf Scholz disse que “as fronteiras não podem ser alteradas pela força”, e que a Alemanha apoiará a Ucrânia “enquanto for necessário”.

O conflito expulsou de suas casas mais de 14 milhões de ucranianos — um terço da população — e mandou 6,5 milhões de refugiados para países vizinhos, de acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações.

O conflito não tem previsão de acabar. As forças ucranianas estão em posição defensiva, com pouca munição e foram obrigadas a recuar em algumas regiões do país. A capacidade do governo da Ucrânia de expulsar os invasores russos depende muito da ajuda militar, financeira e política de países do Ocidente.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dá as boas-vindas à primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, antes de sua reunião no segundo aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, em Kiev. — Foto: Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dá as boas-vindas à primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, antes de sua reunião no segundo aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, em Kiev. — Foto: Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

Em reportagem neste sábado, o g1 explica os rumos da guerra da Ucrânia. Veja a seguir alguns dos fatores que podem influenciar o apoio para a Ucrânia no próximo ano:

 

Pacote de ajuda dos EUA tramita no Congresso

 

Articulado pelo presidente Joe Biden, um projeto de lei no Congresso dos EUA prevê uma ajuda de cerca de US$ 60 bilhões para a Ucrânia. O grosso desse dinheiro vai para apoio militar. É um valor muito importante para os ucranianos.

Jens Stoltenberg, o líder da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirma que a cada semana de atraso na aprovação deste projeto de lei, haverá mais gente morta na linha de frente na Ucrânia.

O texto foi aprovado no Senado, mas na Câmara dos Deputados há problemas. Os membros do Partido Republicano, de Donald Trump, são contra a medida. O líder da casa, Mike Johnson, não coloca o projeto em pauta. Trump e Biden são os principais candidatos das eleições americanas de novembro.

Estoque de munição

 

Nos últimos meses, a guerra se tornou uma batalha de artilharia. Os lados estão trocando milhares de tiros todos os dias.

Ao longo do ano passado, a Ucrânia tinha mais munição do que a Rússia, mas agora a situação mudou. Os russos aumentaram a produção de munição e começaram a importar da Coreia do Norte e do Irã.

Michael Kofman, um pesquisador da Fundação Carnegie para a Paz Internacional, calcula que o volume de artilharia dos russos é cerca de cinco vezes o da Ucrânia.

Um fator importante para a Ucrânia neste ano é se os parceiros do Ocidente conseguirão responder os russos, diz o professor Justin Bronk, do centro de estudos Rusi.

Imagem de armas e munição que os EUA enviaram à Ucrânia em 5 de fevereiro de 2022 — Foto: Stefani Barge /Exército dos EUA/Via AFP

Imagem de armas e munição que os EUA enviaram à Ucrânia em 5 de fevereiro de 2022 — Foto: Stefani Barge /Exército dos EUA/Via AFP

 

Decisões sobre mísseis

 

Os líderes da Ucrânia têm pressionado os países do Ocidente para receber novos tipos de armas, especialmente mísseis de longo alcance, para atacar os russos além da linha de frente.

 

  • Os americanos têm o sistema de mísseis ATACMS.
  • Os alemães têm o sistema de mísseis Taurus.

 

Anders Fogh Rasmussen, ex-líder da Otan, disse que a produção de munição não pode ser aumentada da noite para o dia, mas que a decisão de entregar esse tipo de armamento pode ser mais facilmente executada.

Até agora, os EUA só entregaram mísseis mais antigos e de alcance médio. Mas o governo de Joe Biden agora quer mandar mísseis da nova linha. No entanto, isso só vai acontecer se o projeto de lei for aprovado no Congresso, o que não tem previsão de acontecer.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, até agora resistiu aos pedidos da Ucrânia e de aliados da Otan para entregar mísseis Taurus. O receio dos alemães é que esses mísseis possam ser usados para atacar território russo, o que faça com que a guerra se espalhe.

 

 

Guerra no Oriente Médio

 

Em 7 de outubro do ano passado, o grupo terrorista Hamas atacou o território de Israel. Essa outra guerra atraiu atenções e tirou energia dos países do Ocidente que poderia ter sido dada à Ucrânia.

A tendência é que isso se agrave se a guerra no Oriente Médio piorar.

 

Encontro da Otan

 

Em julho deve ocorrer um encontro da Otan na cidade de Washington DC. A Ucrânia quer entrar na aliança militar ou, pelo menos, se aproximar de uma adesão.

Mas os Estados Unidos, a potência predominante da Otan, e a Alemanha são contra, argumentando que isso poderia tornar mais plausível um conflito direto com a Rússia, segundo diplomatas.

 

Eleições nos EUA

 

O ex-presidente dos EUA Donald Trump criticava a Otan quando estava no poder. Ele reduziu o financiamento da organização e frequentemente afirmava que os EUA pagavam mais do que deviam.

Já fora do governo, Trump criticou o dinheiro que os EUA deram para a guerra na Ucrânia.

O presidente Joe Biden, de 81 anos, vai concorrer à reeleição, e as pesquisas de opinião pública mostram que na melhor das hipóteses ele está empatado com Trump, e os americanos continuam preocupados com os preços altos e questionam sua idade, seus planos econômicos e suas políticas na fronteira e no Oriente Médio. (g1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: