| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Animais silvestres são resgatados em cidade atingida por cheia histórica no interior do Acre


Tatu é resgatado em Brasiléia — Foto: Reprodução Por: Walter Azzolini | 28/02/2024 10:50

Imagens feitas em Brasiléia, no interior do Acre, mostram moradores resgatando animais silvestres que acabaram arrastados pelas águas. A cidade está isolada por via terrestre depois que a Ponte Metálica José Augusto foi interditada devido à cheia do Rio Acre no domingo (25).

O Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Em todo o estado, mais de 11,5 mil pessoas estão fora de casa, dentre desabrigados e desalojados, segundo a última atualização nesta terça (27). Ao todo, 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. Ao menos 23 comunidades indígenas no interior do Acre também sofrem com os efeitos das enchentes.

O primeiro vídeo mostra o resgate de um tatu. O animal foi arrastado pela correnteza e acabou preso em restos de vegetação e outros detritos que, levados pela água, acabam se acumulando na área. Na região, isso é chamado de 'balseiro'.

"Com o balseiro que está formando na ponte alguns animais estão ficando ali e foram populares que perceberam e tomaram a atitude de fazer o resgate", explica a jornalista Jane Vasconcelos, moradora da região.

Já a segunda gravação mostra uma cobra em cima da ponte. Ela também foi resgatada.Dois homens se arriscam na área externa da Ponte Metálica José Augusto, entre Brasiléia e Epitaciolândia para resgatar o animal.

Não há informações sobre para onde o tatu e a cobra foram levados após o resgate.

De acordo com biólogo e professora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Bernarde, a cobra é da espécie caninana (Spilotes pullatus) e não é venenosa.

O biólogo explica ainda o que fazer em caso de encontro com animais silvestres, em especial cobras.

“É preciso ter mais atenção, pois, estes animais podem adentrar nas casas ou aparecer nos quintais com os alagamentos. Em caso de picada por cobra [é preciso] procurar o hospital o mais rápido possível”, enfatiza.

Cobra caninana foi encontrada em ponte de Brasiléia — Foto: Reprodução

Cobra caninana foi encontrada em ponte de Brasiléia — Foto: Reprodução

Cheia histórica

Brasiléia, distante mais de 200 km da capital Rio Branco, enfrenta a segunda maior enchente de sua história e o nível do Rio Acre marcou, às 12h desta terça-feira (27), 15,08 metros(veja o vídeo acima).

Neste ano, a enchente já provocou o isolamento da cidade por via terrestre em Brasiléia, já que a Ponte Metálica, que liga a cidade a Epitaciolândia, município vizinho, teve que ser interditada no último domingo (25). O Rio Acre está mais de três metros acima da cota de transbordo estabelecida em 11,40 metros para a cidade.

Imagem Arquivo pessoalImagem Arquivo/Secom Brasiléia
Rio Acre em Brasiléia na segunda (26) e nesta terça-feira (27) — Foto 1: Arquivo pessoal — Foto 2: Arquivo/Secom Brasiléia

A ponte, que fica na BR-317, é a única via de acesso terrestre tanto para Brasiléia como para a cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru. É por ela que chegam mercadorias, suprimentos, medicamentos e combustível.

De acordo com a prefeitura, a população do município sofre com a quarta alagação em 11 anos e com isolamento da única ponte de acesso ao lado brasileiro. A Ponte Metálica José Augusto é de mão única que liga também ao município vizinho Epitaciolândia. Sem essa ligação, não é possível trafegar por terra até a fronteira boliviana.

Ainda segundo a prefeitura, as águas chegaram até à ponte quando o Rio Acre alcançou 15 metros. A Energisa, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, destacou que uma equipe foi ao local para verificar se há riscos de acidentes e se será necessário ou não a interrupção no abastecimento de energia na localidade.

"Agora pela manhã fizemos uma intervenção com um intuito de efetivar a elevação do nível dos condutores que cruzam o Rio Acre na divisa das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Essa ação foi necessária para garantir o funcionamento pleno da cidade de Brasiléia quanto à questão da energia elétrica, uma vez que com a elevação do nível dos rios, os condutores começaram a ficar muito próximos da água", disse Gerisson Soares, responsável pela Energisa na regional do Alto Acre.

Acre decreta situação de emergência em 17 das 22 cidades acreanas por conta da cheia dos rios no estado — Foto: g1

Acre decreta situação de emergência em 17 das 22 cidades acreanas por conta da cheia dos rios no estado — Foto: g1

O volume já ultrapassou o nível máximo atingido em 2012, de 14,77 metros. Agora, falta pouco menos de um metro para atingir a marca de 15,55 metros, registrada em 2015 naquela que ficou conhecida como a pior cheia da história da cidade, quando as águas do manancial cobriram 100% da área urbana do local.

Mais de 11 mil fora de casa

A prefeita da cidade classificou a situação como muito grave. "Brasiléia nesse momento pede socorro às nossas autoridades do governo federal e do governo estadual. A situação é muito grave. De 11 bairros que nós temos, 9 estão alagados. Há pontos de isolamento também na zona rural".

Em Brasiléia, há, até o momento, 1.540 pessoas desabrigadas e 1.256 pessoas desalojadas, que foram atingidas em nove bairros - em todo o estado são mais de 11 mil pessoas fora de casa e 17 cidades em emergência, incluindo Brasiléia . Na cidade, doze abrigos foram preparados para receberem os necessitados. 138 indígenas adultos e crianças estão nestes abrigos.

A situação fez com que 30 pacientes em tratamento de hemodiálise da região do Alto Acre, interior do estado, tivessem que cruzar em canoas a distância entre Epitaciolândia e Brasiléia para que não tivessem seus tratamentos interrompidos. Eles foram transferidos nessa segunda-feira (26). A distância entre os municípios são de, aproximadamente, 5 km.

Ponte Metálica José Augusto foi invadida pelas águas do Rio Acre nesta terça-feira (27) — Foto: Raylanderson Frota/Arquivo pessoal

Ponte Metálica José Augusto foi invadida pelas águas do Rio Acre nesta terça-feira (27) — Foto: Raylanderson Frota/Arquivo pessoal

Os pacientes vivem nas cidades de Epitaciolândia e Xapuri e fazem tratamento na Clínica do Rim em Brasiléia , esse é o único centro de referência para os quatro municípios da região do Alto Acre, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.

Com a interdição do principal acesso à cidade, foi necessário utilizar canoas no transporte para garantir que as pessoas pudessem voltar para suas casas.

Diante desse cenário em Brasiléia, a prefeita decretou no sábado (24), situação de emergência e teve o reconhecimento da Defesa Civil Nacional e do Governo Federal nesta segunda-feira (26). (g1AC)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: