| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Cinco facções criminosas crescem em presídios de MS


Imagem/ Ilustrativa Por: Walter Azzolini | 03/03/2024 10:09

Mato Grosso do Sul tem duas facções nacionais e três regionais atuando nos presídios do Estado, segundo dados do Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) encaminhados ao Jornal O Estadão.  

As facções criminosas que atuam nos presídios no estado são:   

Comando Vermelho (Nacional) 
Primeiro Comando da Capital (Nacional)
Os Mano- Rio Grande do Sul (Regional) 
Primeiro Grupo Catarinense- Santa Catarina (Regional) 
Sindicato do Crime- Rio Grande do Norte (Regional) 
Bonde do Maluco- Bahia (Regional) 


De acordo com os especialistas, as  cadeias são “escritórios do crime”, de onde líderes traçam planos e enviam ordens para as ruas. E, com o controle falho pelo poder público e em condição precária, os presídios são espaços onde as facções criminosas crescem.  

“Um ambiente prisional superlotado, sem controle dos procedimentos, com forte presença de celulares, ou seja, um ambiente em desordem em que o Estado não controla as ações, propicia espontaneamente o surgimento dessas Orcrims (organizações criminosas) iniciais dentro do sistema penal”, admite a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em um relatório enviado ao Estadão 

“Os presos passam a se autogovernar nos presídios. O fenômeno das facções e o modelo de negócio do PCC, que até 1990 era mais restrito a Rio e São Paulo, começa a se espalhar pelo Brasil porque é um modelo bem sucedido”, diz Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. (correiodoestado)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: