| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Bairros sem infraestrutura são os mais infestados pelo mosquito da dengue


Lixo em bairros da cidade, como o Jardim Noroeste, tornam mais difícil o combate à dengue - Foto: Gerson Oliveira Por: Walter Azzolini | 06/03/2024 11:46

A falta de infraestrutura coloca os bairros Nova Lima, Jardim Noroeste e Mata do Segredo dentro das regiões de Campo Grande com maior índice de infestação de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika.

Conforme o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), feito pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais de Campo Grande (CCEV), em janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Nova Lima, Jardim Noroeste e Coronel Antonino registraram por meio de visitas às residências feitas pelos agentes de saúde que o índice de infestação predial para o mosquito está acima de 3,9, o que indica a classificação de risco para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Além do índice de infestação, a pesquisa também identificou que esses mesmos bairros apresentam risco no índice de Breteau, que é um valor numérico que define a quantidade de Aedes aegypti em fase larvária encontrada dentro das residências.

No Mata do Jacinto, por exemplo, bairro que fica próximo ao Coronel Antonino, moradores reclamam da falta de limpeza em terreno que a mais de 10 anos impossibilita que a calçada seja transitada. (correiodoestado)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: