| Naviraí/MS - Sábado, 20 de Abril de 2024

Erupção de vulcão faz Indonésia elevar grau de perigo e emitir alerta de tsunami


Vulcão Ruang, na Indonésia, entrou em erupção na terça-feira (16). — Foto: AFP Photo/Centro de Vulcanologia e mitigação de riscos geológicos/PVMBK Por: Editorial | 18/04/2024 07:48

A erupção de um vulcão na Indonésia levou o país a emitir um alerta para risco de tsunami, na noite de quarta-feira (17). As autoridades também elevaram o nível de alerta para o Monte Ruang para o mais alto diante do aumento das atividades vulcânicas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram raios e relâmpagos de cor roxa acima do vulcão. Uma nuvem de cinzas de quase 3 km de altura também se formou. 

A montanha registrou ao menos cinco grandes erupções nas últimas 24 horas. As autoridades temem que parte do monte caia no mar e provoque um tsunami. Algo semelhante foi registrado em 1871.

Além disso, em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa na Indonésia provocou um tsunami ao longo das costas de Sumatra e Java, depois de partes da montanha caírem no mar. À época, mais de 400 pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

Nesta quarta-feira, cerca de 11 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco. O governo pediu para que moradores e turistas fiquem a uma distância de pelo menos 6 km do vulcão.

O Monte Ruang fica em uma ilha remota no norte da Indonésia. A agência de vulcanologia havia alertado na segunda-feira (15) que a atividade do vulcão tinha aumentado após dois terremotos registrados nas últimas semanas.

A Indonésia registra atividades sísmicas e vulcânicas frequentes por sua localização no "Anel de Fogo do Pacífico". O país tem cerca de 120 vulcões ativos.

Vulcão Ruang, na Indonésia, entrou em erupção na terça-feira (16). — Foto: AFP Photo/Centro de Vulcanologia e mitigação de riscos geológicos/PVMBK

Vulcão Ruang, na Indonésia, entrou em erupção na terça-feira (16). — Foto: AFP Photo/Centro de Vulcanologia e mitigação de riscos geológicos/PVMBK

(g1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: