|   
Hoje é Terça-feira, 04 de Novembro de 2025. 
        
        
        O Ministério da Saúde distribuiu às primeiras doses da vacina atualizada contra a COVID-19 para 12 estados brasileiros. Mato Grosso do Sul não foi contemplado nesta distribuição inicial, mas espera-se que receba os imunizantes nas próximas semanas, de acordo com informações da Pasta.
Esses lotes distribuídos fazem parte de um total de 12,5 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde, as quais chegaram ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 2 de maio. A distribuição teve início na quinta-feira (9) e continuou nesta sexta-feira (10).
Na quinta-feira, as secretarias de Saúde do Paraná, de Goiás, do Maranhão e de Mato Grosso receberam os primeiros lotes.
Nesta sexta-feira, a previsão era de que mais oito estados recebessem os estoques do imunizante contra a COVID-19 com a versão atualizada: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina.
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as demais unidades da federação receberão o carregamento com as novas vacinas nas próximas semanas.
Público-Alvo As novas doses contra variantes do coronavírus que estão sendo distribuídas são destinadas à imunização dos públicos-alvo. Entre eles, estão pessoas com 60 anos ou mais; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destes locais; pessoas imunocomprometidas; ribeirinhos; e indígenas em suas terras.
Desde 1º de janeiro deste ano, as pessoas do grupo prioritário e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos foram incluídas no Calendário Nacional de Vacinação para serem imunizadas contra a COVID-19.
Para a vacina contra o SARS-CoV-2, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da dose anual ou semestral, no caso de grupos prioritários com 5 anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias.
