Na manhã desta sexta-feira (19), o Hospital Sírio-Libanês foi um dos vários estabelecimentos afetados por um apagão cibernético causado por uma atualização problemática dos sistemas da Microsoft, fornecida pela CrowdStrike. O incidente resultou na suspensão temporária da coleta de exames laboratoriais no hospital.
De acordo com o hospital, as unidades continuaram operando, embora com lentidão, devido à "instabilidade nos sistemas gerada pela atualização do software de segurança da Microsoft". Em nota, a instituição afirmou que "os sistemas foram restabelecidos rapidamente, e de forma gradual as rotinas foram normalizadas, sem grande impacto para nossos pacientes, com exceção da coleta de exames laboratoriais, que foi temporariamente suspensa, uma vez que nosso parceiro que processa as amostras está enfrentando o mesmo problema".
O Hospital Sírio-Libanês está trabalhando para resolver o problema e minimizar a demora no atendimento. "Estamos focados para que os prazos de realização das nossas atividades voltem ao tempo padrão, reduzindo demoras excepcionais", destacou a instituição em uma nota divulgada às 12h30 desta sexta-feira.
O SBT News também entrou em contato com o laboratório Fleury, responsável pelo processamento das amostras no hospital paulista. Em nota, o laboratório informou que "os pacientes estão sendo atendidos normalmente". A instituição acrescentou: "Informamos que seguimos atendendo todos nossos clientes. Tão logo surgiu esse problema de tecnologia de impacto global, nossas equipes atuaram rapidamente para garantir a retomada segura das operações, o que está nos permitindo o atendimento aos clientes no dia de hoje".