| Hoje é Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025.

Alimentos com açúcar aceleram o envelhecimento do corpo, diz estudo

Ampliar
Getty Images Por: Editorial | 03/08/2024 11:28

Uma nova pesquisa conduzida por cientistas americanos descobriu que o consumo de açúcar adicionado pode acelerar o envelhecimento biológico, mesmo entre pessoas que seguem dietas saudáveis, como a dieta mediterrânea.

O estudo, publicado na revista JAMA Network no dia 29 de julho, analisou o impacto do açúcar adicionado no envelhecimento utilizando o "relógio epigenético" – um teste de saliva que mede a idade biológica do corpo. A pesquisa revelou que cada grama de açúcar adicionado consumida estava associada a um aumento de 0,02 pontos na escala GrimAge2 do relógio epigenético. As 342 mulheres participantes do estudo tinham uma idade média de 40 anos, mas a pontuação média do relógio epigenético era de 61,3 anos.

Para a análise, os pesquisadores registraram a ingestão alimentar dos participantes ao longo de três dias não consecutivos e realizaram testes de DNA a partir da saliva. A pesquisa indicou que o consumo excessivo de açúcar pode provocar uma leve inflamação no organismo, que acelera o envelhecimento, mesmo que a dieta geral permaneça saudável.

“Ao eliminar 10 gramas de açúcar adicionado por dia, podemos reverter o relógio biológico em cerca de 2,4 meses”, afirmou Barbara Laraia, cientista de alimentos da Universidade da Califórnia em Berkeley e coautora do estudo, em entrevista ao site da universidade.

O açúcar adicionado refere-se ao açúcar que não é naturalmente encontrado nos alimentos, como a frutose nas frutas. Por exemplo, um suco adoçado contém esse tipo de açúcar. Este tipo de açúcar está presente em 74% dos alimentos industrializados, incluindo itens considerados saudáveis, como iogurtes e barras de cereal.

Embora o estudo tenha focado no açúcar adicionado, outros fatores como estilo de vida, genética e condições de saúde também influenciam o envelhecimento. Os resultados sugerem que o consumo de açúcar adicionado pode acelerar o envelhecimento mais rapidamente do que as práticas alimentares saudáveis podem reverter seus efeitos.

Os participantes que seguiam a dieta mediterrânea mostraram ter relógios epigenéticos mais lentos, mas o aumento do consumo de açúcar levou a um envelhecimento mais rápido do DNA da saliva. Em média, as mulheres no estudo consumiram pouco mais de 60 gramas de açúcar adicionado por dia, com algumas chegando a mais de 300 gramas diárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o açúcar adicionado não represente mais de 10% das calorias diárias, o que corresponde a cerca de 50 gramas.

“Sabemos que altos níveis de açúcar adicionado estão associados a piora da saúde metabólica e doenças precoces, possivelmente mais do que qualquer outro fator alimentar. Agora temos uma compreensão mais clara de como esse processo ocorre e seu impacto no organismo”, afirmou Elissa Epel, psiquiatra e coautora do estudo.

Barbara Laraia destaca que manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais, e reduzir o consumo de açúcares adicionados, pode ser fundamental para promover uma vida longa e saudável. “Focar em alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, e pobres em açúcares adicionados, pode ajudar a motivar as pessoas a adotarem hábitos alimentares que favoreçam a longevidade”, conclui.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: