|
Hoje é Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025.
A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso, ocorre quando células do fígado acumulam gordura. Segundo o Ministério da Saúde, essa condição afeta aproximadamente 30% da população brasileira e é considerada silenciosa, pois muitas vezes não apresenta sintomas claros.
Entre os possíveis sintomas estão dor abdominal, cansaço, fraqueza, perda de apetite, barriga inchada e dor de cabeça constante. Em casos graves, a esteatose hepática pode causar hemorragias, icterícia (amarelamento da pele e olhos), inchaço nos membros inferiores e até cirrose.
As principais causas do acúmulo de gordura no fígado são obesidade, diabetes, colesterol alto e consumo excessivo de álcool. A alimentação tem um papel fundamental no tratamento da esteatose hepática. Frutas ricas em nutrientes e fibras ajudam a eliminar a gordura do fígado. “Não existe um medicamento específico. A prioridade é a modificação do estilo de vida”, enfatiza a endocrinologista Marília Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Tamarindo O tamarindo é rico em vitaminas C, K, B, cálcio, potássio e fósforo. Contém aminoácidos essenciais, fibras, polifenois e flavonoides, que ajudam a regular os níveis de colesterol e combater a gordura no fígado.
Frutas vermelhas Morango e framboesa são exemplos de frutas vermelhas ricas em fibras e antioxidantes, que melhoram a saúde do tecido hepático.
Abacate O abacate é uma excelente fonte de nutrientes que estimulam a produção de glutationa, um antioxidante que ajuda o fígado a eliminar substâncias inflamatórias, conforme explicou a nutricionista Patrícia Melo.
Laranja Conhecida por seu alto teor de fibras e vitamina C, a laranja ajuda na produção de enzimas que colaboram para a limpeza do fígado.
Adotar uma dieta rica em frutas e nutrientes, além de modificar o estilo de vida, são medidas essenciais para combater a esteatose hepática e promover a saúde do fígado.
