|
Hoje é Sábado, 01 de Novembro de 2025.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) relatou um aumento nos casos de Covid-19 durante a semana de 25 a 31 de agosto, com destaque para os estados de São Paulo e Goiás. Esse aumento está ligado a um incremento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), afetando pessoas de todas as idades.
De acordo com a Fiocruz, a principal preocupação é a rápida disseminação do vírus. Como uma parte significativa dos casos foi registrada em São Paulo, o fluxo de pessoas entre o estado e outras regiões pode acelerar a propagação da doença em outras partes do país nas próximas semanas.
A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, recomenda que, ao surgirem sintomas, os indivíduos, incluindo crianças e adolescentes, devem permanecer em isolamento domiciliar. Além disso, ela ressalta a importância de seguir medidas de prevenção, como o uso de máscaras, a higiene das mãos e a atualização da vacinação.
O aumento dos casos de SRAG reflete uma tendência crescente tanto no curto prazo (últimas três semanas) quanto no longo prazo (últimas seis semanas) em todo o Brasil. Além da Covid-19, o crescimento também está relacionado ao aumento de casos de SRAG causados por rinovírus, especialmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Sul.
