|
Hoje é Sábado, 01 de Novembro de 2025.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nos dias 11 e 12 de setembro, uma capacitação voltada à atualização de profissionais da área de saúde sobre as recentes alterações no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o Tratamento de HIV/Aids em Adultos. O evento, promovido em parceria com o Ministério da Saúde, reuniu especialistas em infectologia com vasta experiência no atendimento a Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA), incluindo profissionais de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Alessandra Salvatori, gerente de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, destacou a importância das mudanças introduzidas em novembro de 2023 no PCDT, documento que orienta o cuidado e tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, o protocolo foi reformulado em três módulos, facilitando a consulta tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.
"O Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas é a recomendação nacional para o manejo da infecção pelo HIV em adultos e visa melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids", afirmou Salvatori, ressaltando a relevância dessas atualizações no contexto da saúde pública.
