| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mara Caseiro defende a inclusão de assistentes sociais e veterinários no grupo prioritário de vacina contra a Covid-19


Foto: Assessoria Por: | 28/05/2023 18:08
Com a gravidade da pandemia do novo coronavírus e da contribuição à população, dos profissionais de Assistência Social e Medicina Veterinária, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a inclusão desses profissionais, bem como de agentes da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS), nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.
Segundo a parlamentar, esses trabalhadores contribuem diretamente
para o atendimento das demandas imediatas da população, além de serem reconhecidos como profissionais de saúde, por meio da Resolução n. 287, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). "O primeiro grupo, composto pelos assistentes sociais, são profissionais que reconhecidamente atuam na linha de frente em diversas políticas sociais, com destaque para as políticas de saúde e
assistência em todos os níveis de complexidade, mantendo ininterrupto o atendimento à população nas unidades básicas de saúde, consultas feitas na rua, atendimento domiciliar, ambulatorial, urgência e emergência, UPAS, hospitais de pequeno, médio e grande portes. A particularidade e importância dos trabalhos ininterruptamente prestados pelos assistentes sociais à
sociedade os expõe a um risco elevadíssimo de contaminação pelo Covid-19", disse ela.
No mesmo sentido, a deputada estadual ressaltou o trabalho dos médicos veterinários que, diariamente, integram equipes de atenção básica à saúde em diversos municípios, além de atuarem na defesa e vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, ambiental e centros de controle de zoonoses. "Não há dúvida de que este grupo, assim como o anterior, está permanentemente exposto ao elevadíssimo risco de contaminação no desempenho de suas funções essenciais".
Por fim, a deputada falou dos agentes que laboram nos postos de fiscalização da IAGRO. "Eles atuam nas barreiras sanitárias de postos de fiscalização instalados em rodovias do território sul-mato-grossense, serviços estes importantíssimos para o Estado e que não podem ser interrompidos", afirmou.
Diante das informações, a parlamentar pediu celeridade na inclusão desses profissionais como público alvo prioritário de vacinação contra Covid-19.
Imprensa Mara Caseiro



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: