|
Hoje é Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025.
Dois pesquisadores de Mato Grosso do Sul foram contemplados com bolsas de estudos financiadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia). O programa, realizado em parceria com a organização internacional Nuffield, promoverá intercâmbio de conhecimento no setor agropecuário em diferentes países.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da iniciativa, que internacionaliza o estado por meio de pesquisa e desenvolvimento. “É o Mato Grosso do Sul se conectando ao mundo através de boas parcerias”, afirmou.

Os bolsistas, vinculados à Famasul e à UFGD, terão dois anos para explorar práticas relacionadas aos seus temas de pesquisa e compartilhar os resultados no retorno. Segundo o secretário-executivo da Semadesc, Artur Falcette, os participantes assumem o compromisso de apresentar os impactos dos estudos, ampliando benefícios ao setor agropecuário.
A parceria foi reforçada durante a Conferência dos Novos Scholars, realizada em março deste ano no estado. O evento reuniu 120 especialistas de 15 países, promovendo trocas de experiências e destacando o desempenho econômico e sustentável de Mato Grosso do Sul.

O programa reforça o papel estratégico da agricultura no futuro sustentável e busca capacitar líderes do agronegócio com as melhores práticas globais.
