|
Hoje é Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025.
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) inaugurou recentemente o novo Setor de Saúde do Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), com o objetivo de melhorar o atendimento médico e odontológico oferecido aos internos. A reestruturação do setor envolveu a criação de novos espaços e a readequação das instalações.
O novo layout contempla a criação de um gabinete exclusivo para atendimentos odontológicos, além de um ambiente específico para consultas médicas. Também foi estruturado um local ambulatorial para a realização de procedimentos como a aplicação de oxigênio e medicação, atendendo aos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As obras, que duraram 75 dias, contaram com a participação de oito internos, que atuaram na execução da reforma. Além da adaptação dos espaços, os ambientes receberam climatização para proporcionar um atendimento mais adequado e confortável. O Setor de Saúde do EPA atualmente realiza uma média de 20 atendimentos diários.
O diretor do presídio, policial penal Cláudio Reis Alviço, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que forneceu recursos essenciais para a conclusão das obras, além do apoio constante do Conselho da Comunidade. Ele também destacou a colaboração dos internos, que contribuem para a manutenção de serviços públicos, como a reforma de móveis hospitalares e a fabricação de cadeiras de rodas.
Maria de Lourdes Delgado Alves, diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, afirmou que a reforma representa uma conquista histórica para o presídio e para os profissionais de saúde. "Esse espaço renovado proporciona melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde e uma melhora significativa nos atendimentos prestados aos internos", concluiu.
Com essa reestruturação, a Agepen reafirma seu compromisso de oferecer um ambiente mais adequado e eficiente, tanto para os internos quanto para os servidores do Estabelecimento Penal de Aquidauana.
