|
Hoje é Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou a criação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp), um projeto desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O núcleo tem como principal objetivo integrar e estruturar ações que promovam a segurança do paciente como prioridade política e econômica, reduzindo riscos e melhorando a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
A implantação do Negesp foi debatida durante oficinas realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro na Escola de Saúde Pública (ESP), com a participação da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente do Conass. A gerente de Segurança do Paciente da SES, Daianny Garcia, destacou que a iniciativa terá uma abordagem transversal, englobando desde a Atenção Primária até setores hospitalares, com foco na mitigação de riscos e gestão de eventos adversos.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, ressaltou que o núcleo permitirá decisões mais assertivas, enquanto a assessora técnica do Conass, Carla Ulhoa, enfatizou a importância de integrar dados e equipes para assegurar a qualidade no cuidado.
