|
Hoje é Terça-feira, 28 de Outubro de 2025.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) destaca, neste início de Carnaval, a importância da prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais. A orientações incluem o uso correto de preservativos, além da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), para garantir a proteção e saúde dos foliões durante as festividades.
Com o aumento da aglomeração de pessoas no período carnavalesco, a SES ressalta a necessidade do uso de preservativos em todas as relações sexuais, sejam elas orais, vaginais ou anais. A prevenção é fundamental para evitar a transmissão de ISTs e HIV. Além disso, para quem deseja aumentar a proteção contra o HIV, a PrEP é uma medida eficaz e deve ser iniciada antes da exposição ao risco. O medicamento está disponível nas unidades de saúde do estado.
Para quem já teve exposição ao risco, como a falta de uso de preservativo, a PEP é indicada. Este tratamento, que deve ser iniciado até 72 horas após a exposição ao HIV, está disponível nas unidades de saúde 24 horas de Mato Grosso do Sul.
O Carnaval é uma época de celebração, mas também exige cuidados para evitar complicações de saúde. A SES orienta que a prevenção é simples, acessível e deve ser responsabilidade de todos. Para mais informações sobre a PrEP, PEP e locais onde obter preservativos gratuitos, a população deve procurar as unidades de saúde próximas.
