|
Hoje é Terça-feira, 28 de Outubro de 2025.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul apresentou, nesta semana, o novo Painel Estadual Odontológico, uma plataforma digital inovadora que promete transformar a forma como os atendimentos odontológicos na Atenção Primária à Saúde são monitorados no estado. Integrado ao sistema e-SUS APS, a ferramenta permitirá um acompanhamento em tempo real, promovendo mais eficiência, transparência e planejamento na oferta dos serviços de saúde bucal nos municípios.
O e-SUS APS é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa a reestruturação digital das informações da Atenção Primária do SUS, proporcionando o registro e monitoramento das consultas e procedimentos de saúde de maneira digital. Em MS, a Superintendência de Atenção Primária (SAPS) da SES vinculou os dados registrados pelos municípios ao APS Digital, plataforma que oferece funcionalidades como o acompanhamento da vacinação e da produção das equipes médicas e de enfermagem.
Com a integração do Painel Estadual Odontológico, o estado de Mato Grosso do Sul passa a ter uma visão mais precisa e ágil sobre os serviços odontológicos prestados nos municípios. Isso facilita a tomada de decisões estratégicas, além de melhorar a qualidade do atendimento à população. O painel oferece dados detalhados sobre atendimentos a gestantes, produção das equipes de saúde bucal e indicadores estaduais e ministeriais, proporcionando aos gestores uma análise mais eficaz da demanda e das necessidades locais.
“Esse painel traz mais precisão e agilidade na obtenção de dados sobre os atendimentos odontológicos, permitindo um planejamento mais eficaz das ações em cada município. É um avanço fundamental para fortalecer a saúde bucal da população sul-mato-grossense, otimizando a gestão da saúde bucal em nosso Estado”, afirmou a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro.
O acesso à plataforma será possível mediante cadastro das áreas técnicas odontológicas dos municípios no site apsdigital.saude.ms.gov.br, com a liberação de acesso sendo feita pelo gestor municipal do APS Digital.
