|
Hoje é Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025.
Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Imunização, distribuiu 67.470 doses da vacina contra a Influenza para 51 municípios de Mato Grosso do Sul. O estado recebeu, nesta primeira remessa, um total de 84 mil doses do imunizante. A distribuição teve início na última segunda-feira (24), com os municípios retirando as vacinas e insumos na Rede de Frio estadual, localizada em Campo Grande.
Os municípios que já retiraram as doses estão autorizados a iniciar a vacinação. De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o informe técnico do Ministério da Saúde já previa essa recomendação. “Seguimos com a orientação do Ministério e os municípios que já retiraram as vacinas podem dar início à campanha de vacinação contra a Influenza”, afirmou.
A campanha de vacinação está prevista para começar oficialmente no dia 7 de abril para todo o público-alvo. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios iniciem a imunização assim que receberem as doses. A estratégia será mantida ao longo do ano, integrando-se ao Calendário Nacional de Vacinação, além das campanhas sazonais.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível. A estratégia de vacinação visa reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é fundamental para promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus Influenza.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação, que incluem crianças, gestantes e idosos.
Além dos grupos prioritários já previstos no Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, a vacinação também inclui:
Trabalhadores da Saúde;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores dos Correios;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A vacina contra Influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B, e sua administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Para se vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde levando a Caderneta de Vacinação ou um documento com foto. Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo.
