|
Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.
Mato Grosso do Sul já contabiliza 13.862 casos prováveis de dengue em 2025, dos quais 5.430 foram confirmados. Os dados constam no boletim da 22ª semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o momento, 12 mortes pela doença foram confirmadas e outras 8 seguem sob investigação.
Conforme o documento, os óbitos ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Entre as vítimas fatais, quatro apresentavam comorbidades.
Nas últimas duas semanas, o município de Figueirão apresentou média alta na incidência de casos confirmados da doença. A SES reforça a importância da vigilância e da busca por atendimento médico diante de sintomas, evitando a automedicação.
O boletim também traz dados sobre a vacinação. Mato Grosso do Sul já recebeu 241.030 doses do imunizante do Ministério da Saúde. Deste total, 167.101 já foram aplicadas na população-alvo.
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses com intervalo de três meses. A imunização é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de internações por complicações da doença.
Além da dengue, o Estado também enfrenta o avanço da Chikungunya. Já são 11.857 casos prováveis da doença, sendo 3.528 confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Há também 37 casos confirmados em gestantes.
A doença já provocou sete mortes em Mato Grosso do Sul, com registros em Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Quatro dessas vítimas também tinham comorbidades.
A SES reforça a orientação para que a população evite se automedicar e, ao apresentar sintomas como febre, dores no corpo ou manchas na pele, procure imediatamente uma unidade de saúde.Com informações: Agência de Notícias.
