| Hoje é Domingo, 26 de Outubro de 2025.

Nem todo herói usa capa: alguns estendem o braço e salvam vidas

Campanha “Um final feliz” homenageia doadores e convida novos voluntários a fazer parte de histórias reais de superação neste Dia Mundial do Doador de Sangue.
Ampliar
Voluntário doa sangue na unidade do Hemosul em Campo Grande; campanha nacional valoriza doadores regulares e incentiva novas doações. Foto: Bruno Rezende Por: Editorial | 13/06/2025 07:18

No dia 14 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data para homenagear quem ajuda a reescrever finais felizes para milhares de pessoas. Neste ano, a data se une à campanha nacional “Um Final Feliz”, idealizada pelo Instituto Pró-Hemo e promovida pelos Hemocentros Unidos, com apoio de 18 hemorredes públicas de todo o país — entre elas, a Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa convida a população a assumir o papel principal em histórias de superação, nas quais a doação de sangue representa a chance real de continuidade para pacientes que aguardam por transfusões. Além de agradecer os doadores fidelizados, a campanha também quer despertar novos voluntários para essa causa essencial.

“Doar sangue é um gesto de humanidade e empatia. Neste mês, convidamos toda a população a sair da plateia e entrar em cena. O Hemosul está de portas abertas para quem quiser fazer a diferença na vida de alguém”, afirma Marina Sawada Torres, coordenadora-geral da Rede Hemosul.

A chegada do inverno costuma impactar os estoques nos hemocentros, já que as baixas temperaturas, as doenças sazonais e o período de férias escolares reduzem significativamente o número de doadores. Por isso, o mês de junho é marcado pelo Junho Vermelho, campanha criada em 2011 pelo movimento Eu Dou Sangue para incentivar a doação voluntária e regular. O dia 14 de junho também homenageia o nascimento do cientista austríaco Karl Landsteiner, responsável pela descoberta dos grupos sanguíneos e do fator Rh — descobertas que revolucionaram a segurança nas transfusões.

Para celebrar a data com acolhimento, as unidades do Hemosul estarão decoradas e oferecerão pequenos mimos aos doadores. O gesto é simbólico, mas representa o reconhecimento por quem contribui com algo insubstituível: o sangue, essencial em atendimentos de emergência, cirurgias e tratamentos de diversas doenças.

Confira os horários da Rede Hemosul neste feriado:

14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

  • Hemosul Coordenador (Campo Grande): 7h às 17h

  • Hemosul Dourados: 7h às 15h

  • Hemosul Três Lagoas: 7h às 12h

13 de junho – Feriado de Santo Antônio (Campo Grande):

  • Hemosul Coordenador: 7h às 12h

  • Hemosul Santa Casa e Hospital Regional: fechados

Doe sangue. Porque toda história merece um final feliz — e esse final pode começar com você.Com informações: Agência de Notícias




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: